Romaria, missas e shows de renome nacional, além de eventos posteriores à santificação marcam o Feriado dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu em São Gonçalo do Amarante no dia 3 de outubro de 2017

0
1103

No dia 15 de outubro os Mártires de Cunhaú e Uruaçu serão canonizados, em Roma, pelo Papa Francisco, em uma celebração que contará com as maiores autoridades políticas e eclesiásticas de todo o Brasil. Diante disso, o Dia dos Padroeiros do Rio Grande do Norte, comemorado em 3 de outubro, contará com uma programação ainda maior do que a de anos anteriores: com romaria, missas e shows de renome nacional no feriado, além de eventos posteriores à santificação.

A Arquidiocese de Natal, em parceria com a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante e Governo do RN, traz no feriado, para o Monumento aos Mártires, na comunidade de Uruaçu, show com o Padre Assis e Banda Alfa e Ômega, além da cantora Adriana Arydes e Banda, que tem dez CDs gravados e canta músicas conhecidas em todo o País, como “Qual é a chave” e “Colo de mãe.”

Esses espetáculos, marcados para as 14h e 15h30, respectivamente, encerrarão uma longa programação iniciada logo cedo, às 4h da manhã, quando fiéis se concentrarão na Igreja Matriz de São Gonçalo e sairão em romaria a pé por volta das 6h em direção ao Monumento. Chegando lá, estão previstas três Missas pela manhã. A primeira, às 7h, celebrada pelo padre André Martins, a segunda, às 10h, pelo padre João Maria e a última, às 12h, pelo Padre Antônio Roberto. Já no início da tarde, às 13h, terá o Terço de Mateus Moreira encerrando com a benção de Santo Sacramento e Fátima Santos, sob a responsabilidade do Padre Antonio Murilo.

Após a santificação dos 30 Protomártires do Brasil – os Padres André de Soveral e Ambrósio Francisco Ferro, e Mateus Moreira e seus 27 companheiros leigos – no dia 15 de outubro, a Igreja e os governos do estado e de São Gonçalo e Canguaretama programam outras grandes festas que acontecerão nos dias 28 e 29 de outubro e 4 de novembro.

Em Uruaçu, o evento acontecerá no dia 28 de outubro, às 17h, presidida pelo Cardeal Cláudio Hummes e contando com a apresentação dos Cantores de Deus, grupo que nasceu em São Paulo há 18 anos, fruto do desejo do Padre Zezinho de criar um grupo vocal que o acompanhasse nos shows. Hoje, contam com nove CDs gravados e um DVD ao vivo.

No dia 29, às 10h, a programação acontecerá no Santuário dos Mártires, no bairro de Nazaré, em Natal, presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni d’Aniello; e no dia 4 de novembro, às 16h, a missa será na capela de Nossa Senhora das Candeias, em Cunhaú, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha.

Fonte: Robinson Pires