FENÔMENO – Único eclipse total da lua neste ano será nesta madrugada desta segunda (21) – A lua ficará encoberta pela sombra da terra

0
232

Na madrugada desta segunda-feira (21), ocorrerá o primeiro e único eclipse lunar do ano e que poderá ser visto em sua totalidade e que será completamente visível nas Américas do Sul e do Norte e em partes da Europa e da África.

O fenômeno começa oficialmente à 00h36 (horário de Brasília) da segunda-feira, quando a Lua começa a mergulhar na penumbra da Terra. Já o início do eclipse total será às 2h41: a Lua adquire uma cor avermelhada (a chamada Lua de Sangue) durante toda a fase do eclipse total. A duração do eclipse será de 1h02, ou seja, até 3h43 a Lua vermelha ainda poderá ser vista. A partir desse horário, a Lua volta a ficar cada vez mais iluminada, até o final do eclipse parcial que será às 04h51.

O eclipse penumbral terminará às 05h48. No mesmo dia, às 18h (Hora de Brasília) a Lua estará em seu ponto mais próximo da Terra, o perigeu. Por isso, a Lua Cheia da noite do dia 20 para 21, quando vai ocorrer o eclipse total da Lua, será visivelmente mais iluminada e com disco aparente maior, a chamada Super Lua.

Josina Nascimento, pesquisadora do Observatório Nacional, explica o que é um eclipse lunar: “É quando a Lua passa pela sombra da Terra. O eclipse será total se a Lua estiver totalmente mergulhada na umbra, será parcial se a Lua estiver parcialmente na umbra e será penumbral quando a Lua passar somente pela penumbra”. O próximo eclipse total visível no Brasil será em 2022, mas em julho próximo haverá outro eclipse visível no Brasil, mas ele será parcial e não poderá ser visto de todas as partes do país.

Fonte: Agora RN