Coronavírus: Argentina fecha Ponte da Fraternidade com grades de ferro, em Foz do Iguaçu

0
174

Foto: Dilson Rodrigues/RPC

A Ponte Internacional da Fraternidade, que liga Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, a Puerto Iguazú, na Argentina, está fechada com grades de ferro neste domingo (29) para impedir a passagem de pedestres e veículos.

O bloqueio foi realizado pela polícia nacional do país vizinho no sábado (28). A princípio, a medida de prevenção ao novo coronavírus é válida até o dia 31 de março, segundo o governo argentino. Na manhã deste domingo as autoridades de segurança estavam na ponte e não autorizavam a entrada de argentinos que aguardavam do lado brasileiro da fronteira.

Entre os argentinos que esperam para retornar ao país de origem, o cozinheiro Jorge Telile aguarda poder voltar à província de Buenos Aires. Se isso ocorrer, ele disse que cumprirá a quarentena exigida.

“O estado argentino fechou o posto de migrações. Estamos sem pátria. Estamos numa situação em que as autoridades argentinas, Consul e migração não nos dá nenhuma reposta.”
Na quarta-feira (25), o presidente da Argentina, Alberto Fernandez, suspendeu a repatriação dos argentinos que estavam no exterior.

Restrições

Na sexta-feira (27), o governo da Argentina fechou todas as fronteiras, a princípio, até o dia 31 de março para combater o avanço do novo coronavírus. O decreto foi publicado no Diário Oficial.

Segundo o decreto, as novas medidas “são imprescindíveis, razoáveis e proporcionadas em relação à ameaça e ao risco à saúde que o país enfrenta”.

Conforme o governo argentino, até a manhã deste domingo, o país tinha 745 casos confirmados do novo coronavírus e 19 mortes pela doença.

G1

 Blog do BG