Voo com doses da Coronavac para o RN atrasa; início da vacinação fica para terça-feira

0
115

Embarque das doses da Coronavac a partir de São Paulo para os demais estados – Foto: Governo de SP / Reprodução

Mais de 82 mil doses foram enviadas ao Rio Grande do Norte; vacinação deve começar nesta terça-feira, às 10h

O primeiro lote com doses da vacina Coronavac deve desembarcar no Rio Grande do Norte por volta das 20h. A previsão inicial era de que o carregamento chegasse por volta das 11h, mas houve atraso no deslocamento da aeronave.

Segundo a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, o Ministério da Saúde comunicou que a entrega das doses do imunizante registra atraso para diversas unidades da federação.

“O Ministério da Saúde acaba de comunicar que o horário de chegada dos vôos sofrerá atraso em diversos Estados. A vacina tem previsão de chegada no RN na noite de hoje”, escreveu ela, por meio do aplicativo Twitter.

Ainda de acordo com a governadora, com a chegada do voo está prevista para 20h desta segunda-feira. Com isso, a vacinação será iniciada às 10h desta terça-feira 19.

O desembarque do voo acontece no Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), serão usadas doses da CoronaVac, a vacina desenvolvida pelo laboratório Sinovac em parceria com o Instituto Butantan que teve o uso emergencial aprovado neste domingo 17 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

No início da manhã desta segunda, governadores receberam doses do imunizante do Ministério da Saúde. Mais de 82 mil doses foram enviadas ao Rio Grande do Norte.

A governadora Fátima Bezerra (PT) vai participou do ato simbólico de entrega das vacinas, na segunda-feira 18, em São Paulo, para começar a campanha de vacinação no Rio Grande do Norte.

De acordo com a Sesap, o início da vacinação nesta segunda-feira será “simbólico”. Depois do ato de hoje, que ainda terá local confirmado, a continuação da imunização acontecerá dentro de 72 horas, que é o prazo para distribuição das doses pelo interior do Estado.

RN Mais Vacina inicia autocadastramento nesta segunda-feira

O sistema RN Mais Vacina para monitorar o processo de vacinação contra a Covid-19 já está disponível para autocadastramento nesta segunda-feira, 18. O sistema vai registrar a chegada da vacina enviada pelo Governo Federal, a transferência aos 167 municípios e a aplicação que será feita pelas secretarias municipais de saúde. O cadastro não é obrigatório, mas importante para agilizar o processo. Faça o autocadastramento no link.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) confirmou que o RN vai iniciar ainda nesta segunda-feira, 18, às 17h, a vacinação contra a Covid-19. O local da cerimônia ainda não foi divulgado. Dentro da estruturação do estado para a vacinação, a governadora Fátima Bezerra anunciou também a compra de mil tablets que serão utilizados nas 711 salas de vacinação ativas nos municípios. O equipamento vai agilizar o cadastramento e o controle da aplicação.

Agora RN