FOTO: “Objeto” seguido de estrondo no céu visto por potiguares na noite dessa quarta foi a entrada de um meteoro na atmosfera, dizem astrônomos

0
83

Foto: Reprodução

Astrônomos responderam em consulta do portal G1-RN que a presença de um “objeto” seguido de estrondo ouvido no céu, visto e ouvido por potiguares em diversas cidades, no fim da noite dessa quarta-feira(03), trata-se da entrada de um meteoro na atmosfera.

Segundo o G1-RN, há relatos de moradores de João Câmara, Parazinho, Touros, São Miguel do Gostoso e Parnamirim. Na região metropolitana de Natal, no entanto, o barulho não teria sido tão grande.

Para o professor José Dias do Nascimento, que atua na área de Astronomia e Astrofísica do departamento de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o objeto era um meteoro que se desfez ao entrar na atmosfera.

“É um meteoro que entra na atmosfera e com o atrito deixa esse risco no céu, e pode explodir. Ocorre em todo o ano, em certas épocas de forma mais intensa. Entre Touros e Aracati é uma região que tem bastante ocorrência dessa entrada de meteoros. É um fenômeno natural e não traz riscos”, reforçou.

Posicionamento semelhante teve o professor da UFRN e astrônomo José Renan de Medeiros. “Devido à velocidade altíssima, além da queima, há o estrondo. Se sobrou algum pequeno fragmento dessa pedra, ele não oferece risco de contaminação”, afirmou.

Blog do BG